quinta-feira

Dia 1 = Saint Jean Pied Port - Huarte

Distancia Percorrida: 71,47 Km
Tempo de Pedal: 6h 33m 56s
Tempo total: 9h 30m
Velocidade maxima: 58 km/h
Velocidade Media: 10,8 km/h
Mais fotos deste dia: Aqui.
ou
Aqui.

Quando eu disse que ñ ia planejar muito, ñ foi a toa. Nunca esperava pedalar, no primeiro dia, a distancia que pedalei hoje. Mas assim foi, e assim e o caminho.

As 6h da matina estava de pe. Acordei junto com todos os peregrinos, ate porque e muito dificial continuar dormindo com a barulheira de sacos plasticos, ziperes e feixes de lanterna. Enfim, quando saio no quintal do albergue, com minha lanterna, para recolher algumas peças de roupa que havia lavado no dia anterior, espanto me com a neblina. Absurda! Ninguem enxergava o que fosse, a mais de 5 metros a frente.

Enquanto todos arrumavam as suas coisas, haviam cerca de 15 pessoas neste dia, a senhora hospitaleira fazia um cafe e preparava a mesa para o lanche. Adorei esta senhora, mas nem consigo dizer o nome dela, pois ñ entendi quando ela me falou, nas 3 vezes. Enfim.
Tomo o meu lanche e acabo de arrumar os 17 Kg na bike. Pelas 7:3oh estava deixando o albergue e tambem a cidade de SJPP, em direcçao a Roncesvalles. Depois de anos a imaginar como seria, começava a realizar um sonho. No caminho, ainda em SJPP, muitas flores em muitos jardins,,,



Estava preparado psicologicamente para a subida dos Pirineus, mas devido ao barro, o caminho pela Rota de Napoleao ñ era o mais indicado para ciclistas, diziam os hospitaleiros. Segui a dica e parti pela Rota de Valcarlos, atraves de "la carretera", mas tambem nada de sossego. Em toda a subida, a velocidade fica entre 3,9 e 5 Km/h, e, nesta velocidade baixa, ate uma pequena pedra pode derrubar nos, pois o equilibrio fica complicado. Por conta disso, quase fui ao chao em duas ocasioes, e quando vi aquilo que poderia me derrubar, pensei: "temos que dar mais valor para as pequenas coisas,,," hehe ensinamentos do caminho,,,

A neblina abaixou pelas 9:ooh, e pude entao desligar as lanternas traseiras. Fica aqui um elogio aos motoristas espanhois: Em nenhum momento senti algum risco devido a imprudencias ou falta de respeito no transito. Impecaveis.


Pedala, pedala, pedala; sobe, sobe, sobe. Nada de descidas,,,

Quando vejo no relogio, sao 12:ooh. Sabia que nos Pirineus deveria lanchar por minha conta, e ñ esperar chegar em Roncesvalles, pois passa da hora,,, Parei a bike em uma sombra, comi bananas, chocolates, barras de cereais e madalenas. Estiquei a minha esteira e dormi. Dormi legal, acho que ate sonhei. Em um momento acordei com medo de rolar la pra baixo,,, e mudei de posiçao,,,
Meu despertador toca uma hora depois. Quando tento levantar me: caibras na perna.
Uns alongamentos e vamos com tudo,,, um pouco de neve, mas na boa,,,

Se subimos muito, temos que descer muito, e a descida dos Pirineus foi fantastica! 58 km/h, curvas e mais curvas, e a Lady Laura começa a "rebolar". Gelei. Resolvi ñ passar mais dos 50 km/h.
Cheguei em Roncesvalles pelas tres da tarde. O albergue so abriria as 16:oo, e, de ante mao, senti que nao iria haver vagas, e, alem disso, tinha acabado de "vencer" os Pirineus, queria pedalar mais! Peguei o carimbo na Igreja, mesmo com os outros peregrinos a esperarem pela abertura. Assim que cheguei em Roncesvalles, sentei me em um banco de praça e um senhor bem velho meteu conversa comigo. Disse que ja tinha pedalado de Amsterda ate Santiago de Compostela, enfim, ficou lembrando do seu passado ciclista e rimos muito. hehe Foi um barato. E por fim, depois de explicar que infelizmente ñ iria pegar o carimbo ali, ele me pede a credencial e diz me que aguarde um instante que ele faz questao de carimbar pra mim, ja que e ele o hospitaleiro. hehe Me deu a dica de seguir ate Zubiri, cerca de 21 Km a frente.
La vou eu. Despeço me de um italiano figura que estava no albergue comigo em SJPP e entro, pela primeira vez, no Caminho antigo, mas fico apenas ate Espinhal, pois a partir dai as condiçoes estvam mesmo mal.

Volto para a carretera, chego em Zubiri, mas resolvo esticar ate Larrasoaña, alguns km a frente. Cheguei ja um pouco cansado, mas contente. Entro no albergue e vejo que ñ ha vagas. Mas como? To cansado!! Penso em ficar em uma pensao, mas, sigo o conselho da hospitaleira e pedalo mais 9 Km, ate Huarte. Mas carimba aqui por favor senhora,,,

Huarte: Um delirio de albergue. Daqui que escrevo estes post, sem pagar nada. Sao 4 euros a hospedagem, e deixo uma "caixinha" sem pestanejar.

Tomo um banho quente delicioso, espalho gel para as dores musculares que hao de chegar esta noite, tomo um Momendol para ajudar a alivia las e saio a rua na direcçao de um supermercado:
Duas latas de sardinha, 1 litro de suco de laranja, 1 baguete e meia, 2 iogurtes, 3 madalenas, queijos e pronto. Meu jantar foi esse, e a fome era tanta que comecei a abrir as embalagens ainda no caixa.

Por hora e isso. To cheio de sono.

Amanha pretendo chegar em Puente La Reina, e sei que tem uma subida que termina no Alto do Perdon. hehe

Buen camino peregrino!

Ja sao quase 22:ooh, e o albergue vai fechar as portas. Vou para o meu quarto, com 2 beliches,,, Deixo uma foto da paisagem dos Pirineus,,,