sexta-feira

Dia 2 = Huarte - Estella

Distancia Percorrida: 60,34 Km
Tempo de Pedal: 5h 33m 45s
Tempo total: 9h
Velocidade Maxima: 58,5 Km/h
Velocidade Media: 10,8 Km7h
Fotos deste dia: Aqui.
ou
Aqui.

Pelas oito da manha deixei o albergue de Huarte, depois de um cafe da manha bem reforçado, parti para a Pamplona, que fica a apenas 6Km de onde eu estava.
Pamplona é realmente muito linda. Seus parques muito bem cuidados, muito colorida, ainda mais na primavera. Tulipas, rosas, margaridas, muitas flores em seus jardins. Com tantas flores, como podem amar as touradas? Ou famosa corrida de "toros", pelas ruas. Alias, to sempre torcendo para o bicho,,,
Fiquei um bom tempo pedalando por ali. Parava em um parque, tirava fotos, e visualizava um pouco de historia,,, Carlos Magno, Sancho, Carlos III, e por ai vai,,, Tomei um "cafe sollo" e pedi indicaçoes de como seguir,,,
Parti em direcçao a Puente la Reina, que poderia ter sido o fim desta etapa, mas como ainda estava cedo, e "cheio de gas", optei por avançar ate Estella. Sufoco!
Em Puente la Reina, "almocei" meu lanche Olhei o guia e vi que a distancia era razoavelmente curta, e que faria tal percurso em cerca de 2 horas. Pedala, pedala, pedala, e nada de chegar a Estella.

Alternava o caminho antigo, e a carretera. Alguns trechos do caminho antigo sao intransponiveis pedalando, o que fazia com que tivesse que descer e empurrar os 40 Kg, em subidas cheias de pedras soltas. E prta descer???
Santiago ajuda, e fui "escorado" nele ate o fim da etapa.

Hoje cruzei com cerca de 20 peregrinos a pe. Ainda nao vi ninguem de bike. Estou em um Albergue muito simpatico, e, atras de mim esta um falatorio com uma salada de linguas.

Uau, meu tempo na net esta acabando, depois continuo!!!!

quinta-feira

Dia 1 = Saint Jean Pied Port - Huarte

Distancia Percorrida: 71,47 Km
Tempo de Pedal: 6h 33m 56s
Tempo total: 9h 30m
Velocidade maxima: 58 km/h
Velocidade Media: 10,8 km/h
Mais fotos deste dia: Aqui.
ou
Aqui.

Quando eu disse que ñ ia planejar muito, ñ foi a toa. Nunca esperava pedalar, no primeiro dia, a distancia que pedalei hoje. Mas assim foi, e assim e o caminho.

As 6h da matina estava de pe. Acordei junto com todos os peregrinos, ate porque e muito dificial continuar dormindo com a barulheira de sacos plasticos, ziperes e feixes de lanterna. Enfim, quando saio no quintal do albergue, com minha lanterna, para recolher algumas peças de roupa que havia lavado no dia anterior, espanto me com a neblina. Absurda! Ninguem enxergava o que fosse, a mais de 5 metros a frente.

Enquanto todos arrumavam as suas coisas, haviam cerca de 15 pessoas neste dia, a senhora hospitaleira fazia um cafe e preparava a mesa para o lanche. Adorei esta senhora, mas nem consigo dizer o nome dela, pois ñ entendi quando ela me falou, nas 3 vezes. Enfim.
Tomo o meu lanche e acabo de arrumar os 17 Kg na bike. Pelas 7:3oh estava deixando o albergue e tambem a cidade de SJPP, em direcçao a Roncesvalles. Depois de anos a imaginar como seria, começava a realizar um sonho. No caminho, ainda em SJPP, muitas flores em muitos jardins,,,



Estava preparado psicologicamente para a subida dos Pirineus, mas devido ao barro, o caminho pela Rota de Napoleao ñ era o mais indicado para ciclistas, diziam os hospitaleiros. Segui a dica e parti pela Rota de Valcarlos, atraves de "la carretera", mas tambem nada de sossego. Em toda a subida, a velocidade fica entre 3,9 e 5 Km/h, e, nesta velocidade baixa, ate uma pequena pedra pode derrubar nos, pois o equilibrio fica complicado. Por conta disso, quase fui ao chao em duas ocasioes, e quando vi aquilo que poderia me derrubar, pensei: "temos que dar mais valor para as pequenas coisas,,," hehe ensinamentos do caminho,,,

A neblina abaixou pelas 9:ooh, e pude entao desligar as lanternas traseiras. Fica aqui um elogio aos motoristas espanhois: Em nenhum momento senti algum risco devido a imprudencias ou falta de respeito no transito. Impecaveis.


Pedala, pedala, pedala; sobe, sobe, sobe. Nada de descidas,,,

Quando vejo no relogio, sao 12:ooh. Sabia que nos Pirineus deveria lanchar por minha conta, e ñ esperar chegar em Roncesvalles, pois passa da hora,,, Parei a bike em uma sombra, comi bananas, chocolates, barras de cereais e madalenas. Estiquei a minha esteira e dormi. Dormi legal, acho que ate sonhei. Em um momento acordei com medo de rolar la pra baixo,,, e mudei de posiçao,,,
Meu despertador toca uma hora depois. Quando tento levantar me: caibras na perna.
Uns alongamentos e vamos com tudo,,, um pouco de neve, mas na boa,,,

Se subimos muito, temos que descer muito, e a descida dos Pirineus foi fantastica! 58 km/h, curvas e mais curvas, e a Lady Laura começa a "rebolar". Gelei. Resolvi ñ passar mais dos 50 km/h.
Cheguei em Roncesvalles pelas tres da tarde. O albergue so abriria as 16:oo, e, de ante mao, senti que nao iria haver vagas, e, alem disso, tinha acabado de "vencer" os Pirineus, queria pedalar mais! Peguei o carimbo na Igreja, mesmo com os outros peregrinos a esperarem pela abertura. Assim que cheguei em Roncesvalles, sentei me em um banco de praça e um senhor bem velho meteu conversa comigo. Disse que ja tinha pedalado de Amsterda ate Santiago de Compostela, enfim, ficou lembrando do seu passado ciclista e rimos muito. hehe Foi um barato. E por fim, depois de explicar que infelizmente ñ iria pegar o carimbo ali, ele me pede a credencial e diz me que aguarde um instante que ele faz questao de carimbar pra mim, ja que e ele o hospitaleiro. hehe Me deu a dica de seguir ate Zubiri, cerca de 21 Km a frente.
La vou eu. Despeço me de um italiano figura que estava no albergue comigo em SJPP e entro, pela primeira vez, no Caminho antigo, mas fico apenas ate Espinhal, pois a partir dai as condiçoes estvam mesmo mal.

Volto para a carretera, chego em Zubiri, mas resolvo esticar ate Larrasoaña, alguns km a frente. Cheguei ja um pouco cansado, mas contente. Entro no albergue e vejo que ñ ha vagas. Mas como? To cansado!! Penso em ficar em uma pensao, mas, sigo o conselho da hospitaleira e pedalo mais 9 Km, ate Huarte. Mas carimba aqui por favor senhora,,,

Huarte: Um delirio de albergue. Daqui que escrevo estes post, sem pagar nada. Sao 4 euros a hospedagem, e deixo uma "caixinha" sem pestanejar.

Tomo um banho quente delicioso, espalho gel para as dores musculares que hao de chegar esta noite, tomo um Momendol para ajudar a alivia las e saio a rua na direcçao de um supermercado:
Duas latas de sardinha, 1 litro de suco de laranja, 1 baguete e meia, 2 iogurtes, 3 madalenas, queijos e pronto. Meu jantar foi esse, e a fome era tanta que comecei a abrir as embalagens ainda no caixa.

Por hora e isso. To cheio de sono.

Amanha pretendo chegar em Puente La Reina, e sei que tem uma subida que termina no Alto do Perdon. hehe

Buen camino peregrino!

Ja sao quase 22:ooh, e o albergue vai fechar as portas. Vou para o meu quarto, com 2 beliches,,, Deixo uma foto da paisagem dos Pirineus,,,

VIII - Pamplona - Saint Jean Pied Port


Ñ tive que pagar excesso de bagagem, mui bueno,,,
Cheguei em Pamplona no horário previsto, e na já na saída do aeroporto consegui um taxista para SJPP. Esta cidade é pequenina, mas muito charmosa e encantadora.

Logo em minha chegada, passei o maior aperto por ter que carregar a mala bike até que encontrasse o albergue dos peregrinos. Por sorte fica próximo de onde eu estava, que era o posto de informacoes turísticas.

Por fim cheguei no albergue. Carimbei minha credencial e tratei de montar a Lady Laura.
Umas regulagens no freio devido a ñ sei o que, e depois passei o resto da tarde a passear pela cidade e tirar umas fotos.

Pelas nove da noite ja estava na cama. Um quarto bem grande, que dividi com duas jovens japonesas, um jovem italiano, um casal de idade, canadenses, e a Marlene, uma figuraça, tambem do Canada, Vancouver. Nenhum deles em bicicleta.

Amanha começa a serio,,,

n.e.: Perdoem me os acentos, pois arranjei um notebook, mas ñ compreendo este teclado,,,

quarta-feira

VII - Vôo Lisboa - Pamplona


Tá quase,,,

São 03:00h e meu vôo é as 07:05h da matina. Iberia 3119, Lisboa - Pamplona, com escala em Madrid, e chegada prevista em Pamplona as 11:30h.

A bagagem está acomodada nesta mala bike, e ronda os 37kg. O limite é 20kg, e espero que a Iberia ceda à causa nobre peregrina e dispense o excedente ao pagamento de excesso de bagagem. Se a causa não for aceita, ainda vale tentar o "jeitinho brasileiro".

Não quero estender-me em Pamplona; é chegar lá e procurar um taxista que leve-me a Saint Jean Pied Port, em França. Cerca de uma hora, e aí sim, instalar-me no albergue, montar a Lady, umas voltas de reconhecimento na cidade e aquecer o estômago, por que de ferro, só a bicicleta.

No mais é descansar para enfrentar o dia seguinte, que é a dura subida através dos Pirineus, em direcção a Roncesvalles, já em Espanha; partindo de 160m sobre o nível do mar, para cerca de 1.400m, em menos de 19 Km.

Sinto o sono me chamando, mas também uma adrenalina gostosa, talvez resultante do meu sentimento de uma primeira etapa concluída.
Tão importante quanto todas que enfrentarei, lá no início, quando tomei a decisão de percorrer esta rota secular, com muitas histórias, lendas e curiosidades, vejo que comecei minha primeira etapa, e durou até a pouco, assim que fechei o zíper e passei o cadeado na mala.

Já não preocupo-me se esquecerei algo, já não revejo a lista dos itens 500 vezes, já não penso em nada, não faço nada, apenas escrevo e sigo sonhando acordado, a Ele entregando, confiando, aceitando e agradecendo.
Agradeço agora por permitir-me viver e realizar este caminho.

Buen camino peregrino!