sábado

II - A Bicicleta

Para o planejamento de uma viagem deste tipo, se pretendemos aproveitar ao máximo o dia-a-dia, temos que estar atentos a alguns factores, pois qualquer vacilo,,, Desde a elaboração de uma rota diária aproximada, a preparação física, preparação da bicicleta e dos seus equipamentos, o vestuário adequado, primeiros socorros, higiene e alimentação.

Foram longas as horas de navegação na net em busca de informação, como longas foram as horas de leitura das experiências de quem já tinha percorrido o Caminho, de bike ou não, e também de busca de documentação e guias junto a algumas entidades.

Para o Caminho em bicicleta, o mais aconselhável é uma mountain bike, pois é mais versátil e resistente. Vai permitir ir “por la carretera” ou pelos caminhos de terra, inclusive os mais complicados. Opte por uma com suspensão dianteira (7), e esqueça as com suspensão traseira, que não são indicadas pois reduzem o rendimento em longas pedaladas.

A minha escolha foi por uma BH Sierra Nevada, comprada em 2005 já com o objectivo de percorrer comigo o Caminho. É uma marca espanhola que possui bons componentes e um quadro bem resistente, com preço competitivo.

É interessante notar algumas mudanças e acessórios na bike, para que muitas horas de pedal comprometam o menos possível as suas costas e articulações. É conveniente trocarmos o guidon e o avanço de guidon (5), instalando um conjunto mais elevado, que torne mais agradável o pedalar.

A Bolsa de guidon (1) será muito útil para as coisas que devem estar à mão (máquina fotográfica, óculos, documentos, mapas e guias, barras energéticas etc.).

Já com mil quilómetros rodados, foi necessário uma boa revisão na Lady Laura, para minimizar as “surpresas” desagradáveis. Pneus e câmaras novos, cabos de freio e de câmbio, limpeza, lubrificação e regulagem de todos os componentes.

Para uma viagem cicloturista, as mochilas com água não são as mais indicadas, pois com o tempo de pedal podem tornar-se incômodas. Instale os dois porta-garrafas (6), e leve consigo algumas pastilhas de isotônico. Existem suportes para bombas de ar que se prendem nestes mesmos parafusos dos porta-garrafas.

A bagagem vai montada em um bagageiro, que se fixa ao quadro da bicicleta.
Existem dois tipos, traseiro e dianteiro. Sendo que os mais indicados são os que possuem mais varetas, que protegem as rodas do contacto com os alforges.
Quanto aos alforges (2), existem de vários tamanhos, mas basicamente poderá encontrar com duas ou três bolsas independentes. Não improvise nestes itens pois poderá sair-lhe caro em uma viagem, colocando em risco a sua segurança. Prefira por tecidos mais resistentes, com protecções contra rasgos, e que venham com capas plásticas protectoras contra chuva e poeira.

Saco de dormir (3), que seja leve mas com qualidade, pois é nele que vai descansar,,, Uma esteira térmica (4) é aconselhável, pois ainda podemos utilizá-la para umas “sestas” no caminho.

Instalar um descanso (8) ajuda, pois nem sempre temos algo para encostar a bike.

Percorrer o Caminho em bicicleta vai te proporcionar conhecer melhor as regiões, pois poderá deslocar-se mais facilmente por trechos adjacentes,,,