sábado

VI - Planejamento das Etapas Diárias


O planejamento das etapas diárias acaba, quase sempre, de maneira diferente. Mas vou começar com uma previsão das cidades e "pueblos" que quero conhecer melhor, marcando no guia.

Para quem percorre o Caminho Francês a pé, são cerca de 30 dias de cajado nas mãos, fazendo uma média de 20 a 30 km diários.
Já em bicicleta, este mesmo percurso, varia: 11, 13, 16, ou mesmo 20 dias! Geralmente os que fazem em menos tempo depois arrependem-se.

Conciliar as etapas mais duras para as primeiras horas do dia, "sesta" nas horas de pico do sol, beber algo antes de sentir sede, comer antes de sentir fome, descansar antes de estar cansado. Espero que o caminho dite as minhas pedaladas, o meu ritmo.
Imagino-o em 16 dias, e 2 dias extras de bônus.
Fica uma média de 60 km/dia. Uns dias mais longos, outros menos.

Meu treinamento foi intensificado, pedalando distâncias com alforges carregados e em subidas. Alongamentos e, raramente, 4 ou 5 abdominais (não gosto muito) pela manhã e umas 10 flexões de braço ao fim do dia.
O caminho é feito por pessoas normais. Não posso esquecer-me disso!

O que quero esquecer são as possíveis dores, e rogo à Santiago, afinal vou visitá-lo, para que mantenham a trégua com meu cisto de Baker do joelho direito, com minha hérnia de disco na 3ª, e não menos, com a tendinite no antebraço esquerdo.
E mais nada!

Assim eu chego lá! Se Ele também quiser!

"Buen camino, peregrino."